quarta-feira, 7 de março de 2012

Pontões da marina embarcam no Lobo Marinho

Hoje embarcaram para o Funchal os pontões da marina para serem recuperados. Estes foram retirados do mar na semana passada, deixando a marina com menos postos de atracação, mas sem prejudicar os utentes pois as embarcações foram movidas para outros espaços, normalmente ocupados por embarcações de maior porte, mas que devido a estarmos numa época baixa encontravam-se vazios.


Texto e fotos: Elvio Leão

3 comentários:

  1. A época de Páscoa já vem aí. Esperemos que sejam rápidos a recoloca-los. Nunca tive no Porto Santo na Páscoa mas suponho que muito iate madeirense deve ir aí pois Páscoa na Madeira já é "verão".

    ResponderEliminar
  2. E aqui se vê a polivalência de um ferry. E fala-se num NAVPOL para a marinha! Se a marinha tivesse uma coisa destas já seria bem bom! Permite até a evacuação de populações em caso de catástrofes nas ilhas e no verão podia até fazer viagens comerciais e render algum para a manutenção do mesmo já que é no inverno que há mais hipóteses de intemperies e certo tipo de catástrofes e no verão é quando as pessoas fazem mais férias e viajam em ferries pois também as condições de mar são outras. A marinha tendo um ferry deste género poderia ser usado nos Açores em vez de dar-se dinheiro a gregos alugando navios no verão. Era também o garante de poder-se transportar uma boa quantidade de tropas e seus veículos do continente para as ilhas e inter-ilhas a baixo custo e com carregamento e descarregamento rápido e fácil já que todas as ilhas estarão dotadas mais dia menos dia de rampas Ro-Ro.
    Para quem lhe custa pensar na ideia de um "ferry" na marinha, sugiro darem uma olhada nesta foto da Marinha Turca:

    https://lh5.googleusercontent.com/-F49rWl5L9ZE/TWwGB-2pm6I/AAAAAAAAHr8/tXjWuf3sJuI/s1600/a1600bengazi_8_lr.jpg

    Aquilo que vêem ali é uma fragata Meko Turca a escoltar um navio de transporte turco (ferry?!) ambos pertencentes à Marinha de Guerra turca. O Navio de transporte é o A-1600 TCG Iskenderun.
    O tal "ferry" parece ir apinhado de gente?! Pois vai! Era uma operação de evacuação de cidadãos turcos e não só da Libia para a Turquia. Atenção marinha portuguesa! Quem não tem cão, caça com gato!

    ResponderEliminar
  3. A marinha de guerra não está vocacionada para viagens comerciais, daí a fazer viagens nos Açores não ser, no meu ponto de vista, viavel. Quanto ao resto subescrevo inteiramente.
    abraço
    Elvio

    ResponderEliminar