segunda-feira, 23 de abril de 2018

Estreia do Seabourn Odyssey no Porto Santo

 O navio da Seabourn Cruise Line, "Seabourn Odyssey" fez a sua estreia hoje no Porto Santo, tendo fundeado a cerca de meia milha a sudoeste do porto, devido ás suas dimensões ,que não lhe permitem atracar mo porto do Porto Santo.









Apesar do vento forte de norte e o chuvisco, o desembarque decorreu normalmente, com recurso ás beleeiras do navio, que ligaram constantemente o pontão da marina ao navio.

O passageiros fazendo uso dos autocarros colocados a disposição para passeios, ou aos taxis, animaram grandemente a cidade, percorrendo desde a zona histórica aos restaurantes, bares e lojas de souvenirs, evidenciando bem a importância das escalas deste navios para a promoção e economia desta pequena ilha.





Características


Nome:  Seabourn Odissey
Proprietário: Carnival Corporation & plc
Operador: Seabourn Cruise Line
Porto de registro: Nassau Bahamas
Construtor:T. Mariotti
Batizado: Junho de 2009
Concluído: Maio de 2009
Em serviço: Junho de 2009
 IMO :  9417086
 MMSI : 309416000
Indicativo : C6XC6
Tipo:      Cruzeiro
Tonelagem:32.346 ton
Comprimento:  200 m
Boca 26 m
Calado 6,4 m
Decks:  11
Velocidade 21 nós
Capacidade:450 passageiros
Tripulação:335




2 comentários:

  1. Quando refere que "devido ás suas dimensões ,que não lhe permitem atracar mo porto do Porto Santo.", quer dizer que ele não podia atracar em simultâneo com o ferry Lobo Marinho, correto? Porque sozinho penso que podia atracar. O navio "só tem" 198,19 metros... (nem chega aos 200). Ou já estamos a falar de um problema de "calado" devido ao assoreamento dentro do porto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, refiro-me tanto ao comprimento do navio como ao calado. Efetivamente nao cabem o ferry e o navio m questão em simultaneo, mas , julgo existirem restrições quanto ao comprimento e boca dos navios que demandam este porto, que nao permitem navios com 200 metros, alem disso o calado é uma forte condicionante. O facto de nao atracar nao afeta em nada o movimento de passageiros, que decorreu com toda a normalidade. alem disso, com as condiciones climatéricas que se verificavam ontem, era muito improvável que o Seabourn Odissey atracasse, mesmo que tal estivesse previsto.

      Eliminar