O navio fundeou tendo os passageiros sido desembarcados nas beleeiras do navio.
Trata-se de um navio de linhas clássicas e muito equilibradas que nada tem a ver com as construções actuais
O cruzeiro teve inicio em Lisboa no dia 29 Dezembro e rumou direito ao Porto Santo, de onde sai para o Funchal para assistir ao espectaculo pirotecnico do fim de ano. Parte para Las Palmas as 18 horas do dia 2 de Janeiro, escalando de seguida Arrecife, Agadir, Casablanca e acabando em Lisboa no dia 8 de Janeiro. Este navio é um classico tendo sido construido em 1955,e é um dos navios da C I C juntamente com o Arion, o Athena, o Funchal e o Princess Daphne.
Todos os cinco navios estão registados do Registo Internacional de Navios da Madeira e os oficiais e tripulação são na sua maioria Portugueses.
É agradável ver um navio de cruzeiro com bandeira Portuguesa, e fico com pena que a nossa marinha mercante tenha tão poucos navios, e não fora o Registo Madeira, quase não havia navios a com a nossa bandeira.
No ultimo dia de 2011 temos um cruzeiro no Porto Santo, ano em que nos visitaram 5 cruzeiros e faço votos que 2012 nos traga muitos mais. atracados ou não são sempre benvindos.
Princess Danae fundeado ao largo de Porto Santo |
Baleeiras a fazer o transbordo para o pontão |
Ver mais em Classic International Cruises
Caracteriticas
Ano construção 1955
Comprimento 162.30 m
Boca 21.34 m
Calado 7.775 m
Tab 16.531
Maquina 2 Harland & Wolf Diesel (2x6600Bhp)
Helices 2
Velocidade max 17 nos
Passageiros 568
Imo 5282483
Registo Madeira
(©) Copyright fotos e texto : Elvio Leão
Porque é que o navio fundeou? Não podia atracar? Mesmo com o Lobo Marinho atracado, não cabia no molhe principal? É pena. Às vezes penso se não teria sido melhor fazer uma rampa ferry no molhe interior (sudoeste) e atracar ferrys lá deixando assim o molhe principal para navios de cruzeiro maiores quando necessário.
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarO navio fundeou porque não cabiam os dois, isso não constitui qualquer problema, dezenas de ilhas gregas que vivem do turismo fazem isso, nas Caraíbas isso é muito comum. Atracado ou fundeado o importante é que venham.
Obrigado por comentar
Feliz 2012
Elvio
Élvio, tem razão: Em Santorini e nas Caraibas isso é muito comum. Só tenho pena que o outro molhe do Porto Santo não seja melhor aproveitado livrando assim espaço para navios maiores no principal. Era isso que queria dizer. Ouvi há tempos falar por aí que estavam em estudo projectos de expansão desse porto (prolongamento do molhe principal?). Se souber de mais alguma coisa não hesite em fazer posts sobre isso. Obrigado.
ResponderEliminarFeliz 2012.
Boas, Élvio, segundo as estatisticas da APRAM o Porto Santo já tinha 5 escalas acumuladas sem contar com as de Dezembro. Quer dizer que com o Danae faz 6 em 2011? Não me lembro se em Dezembro esteve mais algum. Essa ilha ainda tem muito potencial por explorar em termos de cruzeiros. Acredito que no futuro poderá crescer consideravelmente.
ResponderEliminarBoas, estou inteiramente de acordo. Até ja postei anteriormente defendo que se crie no contra-molhe uma pequena intraestrutura para apoio ao desembarque e embarque, pois dado o tamanho dos navios atuais é impensavel atraca-los no molhe comercial, mas com desembarque em baleeiras é sempre possivel as escalas de todos os navios. Venham que são sempre bem recebidos.
ResponderEliminarabraço
Elvio