A verdadeira operação ferry entre as ilhas da Madeira e Porto Santo começou em Agosto de 1995, quando a
Porto Santo Line, que operava já com o navio
Madeirense, fretou em casco nu á I
sle of Mann Steam Packet
Company o ferry
Lady of Mann (clique ), que operou com um sucesso estrondoso até fim de Novembro do mesmo ano. Embora sendo um excelente navio em termos de navegação e capacidade de manobra, tinha a limitação de só transportar viaturas ligeiras, pois tanto a estrutura dos cardecks como as rampas de acesso não permitiam o embarque de veiculos de maiores dimensões. ou mesmo camiões e contentores. Este navio tinha a particularidade de ter uma rampa no cais que era deslocada para as varias portas consoante o nivel da maré, tendo cinco niveis diferentes.
Contruido em 1976 na Escocia esteve ao serviço da I
sle of Mann Steam Packet Company ate 2005 quando foi vendido para a Grécia passando a chamar-se
Panagia Soumela.
Ja o
Lusitania Expresso tinha tentado uma operação identica mas como só transportou passageiros não o incluo neste post
.Entretando a
Porto Santo Line ganha a concessão da linha regular entre a Madeira e Porto Santo.
Depois de alguns meses a efectuar o ligação com o catamarã
Patria fretado ao Governo Regional da Madeira.e em Junho de 1996 começa a operar o ferry
Lobo Marinho, adequirido na Grecia á
Safari Lines
Foram efectuadas algumas modificaçoes, entre as quais uma rampa lateral na alheta de estibordo, que permitia o embarque e desembarque de camiões e contentores de 20 pés. Tambem foram escavadas nos portos umas rampas que permitiam que o navio operasse com algumas limitaçoes causadas pelas marés, mas a desempenhar bem . Este Navio foi construido em 1967 em Alborg, Dinamarca sendo entregue á
Fred Olsen Lines em 1968 com o nome d
e Christian IV (clique)
Em 1984 foi vendido para a Malasia á
Perbadan National Shiping Line e com o nome de
Pernas Safari. Dez anos depois, 1994 voltou a ser vendido, desta vez á
Safari Lines e mudando o nome para
Safari Vem
para a
Porto Santo Line 2 anos depois, onde operou até 2003, transportando milhares de passageiros e automoveis. Começou a transportar camiões e contentores pouco depois, fazendo a logistica de muitas empresas que saindo de manhã do Funchal com as suas carrinha e camiões, distribuem os produtos em Porto Santo e voltam ao fim da tarde para o Funchal, como hoje se processa, só que em quantidades muito superiores. Em 2002 foi construida as rampas rol-on rol-of nos dois portos e como o embarque passou a ser efectuado pela popa permitiu o embarque de trailers e contentores de 40 pés, assim como camioes de maior porte. Com a entrada ao serviço do
Lobo Marinho novo em 2003, o velho passou para a
Cabo verde Line, e e muda o nome para
Lobo Dos Mares operando em Cabo Verde uma epoca sendo depois vendido.
A ultima noticia que tive dele estava na Coreia do Norte e chamava-se
Menhir (clique)
Actualmente o
Lobo Marinho continua a transportar milhares de passageiros e automoveis e é indespensavel para a economia da ilha, sendo que talvez 80% do que a ilha consome, chega no Lobo Marinho, exceção aos combustiveis e ao cimento. Com conforto e comodidade as 2.15 h que demora a viagem são horas de puro lazer, podendo o passageiro optar por ver o belo litoral madeirense, ver os cetaceos que por vezes acompanham o navio , uma sessão de cinema, enfim um sem numero de coisas que tornam a viagem excelente.
Ver aqui
|
Desembarque numa viagem nocturna |
Longa Vida Lobo Marinho
(©) Copyright fotos e texto : Elvio Leão
Parabéns Élvio por este espaço sobre a actividade portuária na ilha Dourada. Será bastante útil principalmente para podermos acompanhar as escalas dos navios de cruzeiros, ainda muito poucas infelizmente, e as regatas e veleiros que escalam o Porto Santo. Como sugestão de futuros posts, indico que poderão por aqui surgir fotos de navios que escalam a Madeira e que por vezes rumando a norte passam relativamente próximo do Porto Santo, para que os seus passageiros possam avistar a ilha.
ResponderEliminarUm abraço e votos de bom trabalho neste espaço!
Ricardo