Sendo o elemento mais abundante no universo , o hidrogénio é um poderoso combustível e absolutamente limpo, pois da sua combustão apenas resulta agua destilada.
Usado no inicio do século XX para enchimento dos dirigíveis por ser extremamente leve, foi substituído pelo hélio devido á sua enorme volatilidade.
Agora imaginemos um navio que navega no seu próprio combustível ou seja extrai o hidrogénio da agua do mar para alimentar os seus motores, num ciclo interminável. Tecnologicamente tal não é viável, mas dentro de alguns anos talvez o seja.
No entanto ja existe um projeto de um navio porta-contentores movido a hidrogénio muito mais eficiente que um diesel, e com turbinas e hidrogénio Sendo um navio de feito SWATH, (small water plane area twin hull) , opõe pouca resistência á agua conseguindo um consumo muito reduzido de combustível.
Ver tudo aqui
© Foto:Inovação tecnologica
Outros projetos existem para navios convencionais, onde apenas muda o combustivel passando de gasoso a hidrogénio liquido.
Ver aqui
© Foto:Bloggermercante.com
Também a Rússia está a desenvolver um submarino que não precisa de reabastecimentos usando o que deverá ser no futuro próximo o combustível mais comum, isto depois da era do petróleo
Ver aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário