Depois de alguns meses em preparação em Lisboa, onde se procedeu remoção de equipamentos, descontaminação de hidrocarbonetos e outros materiais, a corveta NRP “Afonso Cerqueira “chegou hoje ao porto do Caniçal depois de uma viagem de 2 dias a reboque do rebocador da Rebonave “Monte da Luz”
A exemplo de que foi feito no Porto Santo com a corveta NRP “General Pereira d’Eça” a “Afonso Cerqueira” será afundada em Setembro, para se tornar num recife artificial, e assim prolongar a utilidade do navio, se bem que da maneira oposta á que foi construído, por mais 20 ou 30 anos.
Assim, em vez de flutuar a corveta servirá de abrigo á funa e flora e será também um foco de atração turística no campo do mergulho.
Agora, durante o tempo em que estará no Caniçal, será alvo de algumas intervenções, nomeadamente o corte de aberturas ao longo do navio para permitir a livre passagem dos mergulhadores e evitar ao máximo zonas de perigo. Estas aberturas não puderam ser feitas em Lisboa porque comprometeriam a flutuabilidade do navio na sua viagem para a Madeira.
Depois de colocar a corveta em porto seguro , o “Monte da Luz” zarpou para Lisboa
Fotos de autoria de Pedro Amora
Sem comentários:
Enviar um comentário