terça-feira, 28 de agosto de 2018

Começou a construção do novo do quebra-gelo Chileno


A construção do novo navio polar da marinha chilena foi oficialmente iniciada no estaleiro ASMAR Talcahuano.



O navio, que está sendo construído com o nome de Projeto Antártico I, substituirá o atual quebra-gelo da Marinha Oscar Viel . Terá a missão de apoio logístico para os pesquisadores da Antártica, tanto nacionais quanto estrangeiros, realizando tarefas como transporte de pessoas e materiais, remoção de lixo e fornecimento de alimentos e combustível. Para isso,  terá um hangar para dois helicópteros médios para transporte de pessoal e carga, dois guindastes de 20 toneladas a 20 metros. Além disso, ela terá modernos equipamentos hidroacústicos para pesquisas geológicas e oceanográficas.

O navio também poderá realizar operações de busca e salvamento e terá capacidade para rebocar navios, espaço para transportar 18 pessoas resgatadas de naufrágios ou acidentes e um hospital para consultas médicas e odontológicas.

O navio de 111 metros será capaz de velocidades de até 15 nós. Recebeu a classificação de classe polar Lloyd's Register PC 5 e com uma potência instalada de 14,5 megawatts, será capaz de quebrar um metro de gelo a três nós.

A Marine Solutions da GE fornecerá um sistema de propulsão marítima integrado para a embarcação, incluindo a propulsão diesel-elétrica, o motor a diesel da Tier 3 compatível com a GE, o sistema de posicionamento dinâmico. A Damen Marine Components ganhou um contrato para fornecer o sistema de controle de direção, lemes e tubos de popa. O projeto do navio foi feito em colaboração com a Vard Canada.

A ASMAR teve que impulsionar a infraestrutura para o projeto com a incorporação de um guindaste de pórtico de 150 toneladas para aumentar a capacidade de elevação na plataforma de lançamento e a aquisição de um vagão de 230 toneladas para o transporte de blocos. É o primeiro estaleiro da América Latina a construir um navio com essas características.

O navio está programado para zarpar em sua viagem inaugural para o Círculo Polar Antártico em 2023



Sem comentários:

Enviar um comentário