Foi assinado um contrato para a construção do primeiro um navio porta contentores elétrico não tripulado e de emissões zero. o 'Yara Birkeland'.
Foto Gcaptain |
A empresa norueguesa Kongsberg, em parceria com a Yara, anunciou hoje que esta assinou um contrato no valor de 250 milhões de coroas norueguesas (US $ 25,9 milhões) com a VARD para construir a embarcação, estando o lançamento previsto para o início de 2020.
O navio inicialmente será tripulado, mas passará para uma operação totalmente autônoma até 2022.
Em maio de 2017, YARA e Kongsberg anunciaram uma parceria para construir o primeiro um navio porta contentores elétrico autônomos do mundo.
O navio, chamar-se-á “Yara Birkeland”, esubstituirá 40.000 caminhões por ano, reduzindo as emissões de NOx e CO2 . Com o estaleiro selecionado, a construção deverá começar brevemente.
“Um navio como o “Yara Birkeland” nunca foi construída antes e contamos com parceiros com uma mentalidade empreendedora e conhecimento de ponta. A VARD combina experiência em construção de navios personalizada com inovação líder e fornecerá uma embarcação revolucionária que nos ajudará a reduzir nossas emissões e contribuirá para alimentar o mundo enquanto protege o planeta ”, disse Svein Tore Holsether, Presidente e CEO da YARA.
.
O “Yara Birkeland” está previsto para ser entregue em Vard Brevik na Noruega no primeiro trimestre de 2020. O casco será construído no estaleiro Vard Braila na Roménia.
Roy Reite, CEO e Diretor Executivo da VARD, comentou: “É uma grande honra sermos escolhidos como parceiros da Yara neste projeto inovador e empolgante. Temos uma longa experiência na construção de embarcações especializadas de última geração e personalizadas e estamos entusiasmados com a oportunidade de construir o primeiro porta contentores autônomo e movido a eletricidade do mundo. É um prazer a nossa parceria Yara e Kongsberg e VARD, e estamos ansiosos para trabalharem conjunto com todas as partes envolvidas. ”
A primeira-ministra Erna Solberg esteve presente para a assinatura do contrato no estaleiro em Brevik, na Noruega.
“Este é um bom exemplo de como a indústria norueguesa pode colaborar para criar novas soluções ecológicas e gerar empregos . A YARA, a KONGSBERG e a VARD construíram seu conhecimento sobre tecnologia, logística e construção naval, com a ambição de criar tecnologia sustentável. O resultado são projetos pioneiros empolgantes como este. Tenho orgulho do governo apoiar o desenvolvimento da Yara Birkeland através da ENOVA ”, diz a primeira-ministra Solberg.
A Kongsberg é um parceiro fundamental no projeto, responsável por fornecer a tecnologia, incluindo os sensores e a integração, que permitirão a operação remota e autônoma.
O projeto foi iniciado em um esforço para melhorar a logística na fábrica de fertilizantes da Yara em Porsgrunn. Por dia, são necessárias mais de 100 viagens de camiao a diesel para transportar os produtos da fábrica de Porsgrunn da Yara para os portos de Brevik e Larvik, onde a empresa envia os seus produtos para clientes em todo o mundo.
Com este novo porta contentores autónomo, movido a bateria, o YARA move o transporte da estrada para o mar, reduzindo assim o ruído e a poeira, melhorando a segurança das estradas locais e reduzindo as emissões de NOx e CO2.
Fonte//Gcaptain
Sem comentários:
Enviar um comentário